21 de setembro de 2015 VINGADORES: CONHEÇA THANOS

THANOS, VILÃO QUE LEVARÁ MARVEL À GUERRA INFINITA.

602x0_1411833309

THANOS, vilão da Marvel em VINGADORES

Quem assistiu aos filmes da Marvel já está ciente da presença de Thanos. O vilão apareceu pela primeira vez na cena dos créditos de Os Vingadores – The Avengers, voltou a dar as caras em Guardiões Da Galáxia e, agora, em Era De Ultron. Essas aparições preparam o terreno para Guerra Infinita – Parte I e II, filmes com foco no personagem. Mas quem exatamente é Thanos?

Thanos é um daqueles personagens absurdamente poderosos e sedentos por conquistar ainda mais poder. No cinema, podemos sentir sua influência a partir do primeiro filme dos Vingadores, quando o asgardiano Loki (Tom Hiddleston) se alia a uma entidade cósmica (mantida em segredo), representada por um lacaio. É Thanos que secretamente entrega a Loki o cetro que o permite controlar o exército dos Chitauri para invadir a Terra, o que resultou na batalha de Nova York (final do primeiro Vingadores).

Quadrinhos

Criado por Jim Starlin para a Marvel Comics, Thanos teve a primeira aparição em Iron Man#55, de fevereiro de 1973. Filho de Mentor, líder de Titã, reino pacífico e altamente tecnológico, Thanos queria o poder e logo se voltou contra seu pai. Eventualmente, consegue conquistar o trono e, em seguida, volta sua atenção à Via Láctea, com o intuito de se apoderar do Tesseract.

O vilão é obcecado pela “Senhora Morte” e, para provar seu amor, ele pretende destruir todo o Universo. Só que, para isso, precisa da Manopla do Infinito e das Joias do Infinito – objetos de desejo do vilão também no cinema, que guardam poderes essenciais ao Universo: Espaço, Tempo, Mente, Poder, Espírito e Realidade. Quatro dessas pedras já foram reveladas nos filmes.

602x0_1397244683

Thanos

No processo, Thanos se torna um dos senhores da guerra mais poderosos e temidos do universo. Ele governa diversas regiões do espaço e possui controle sobre o exército dos Chitauri,civilização de extraterrestres capazes de imitar outros seres e, cujo objetivo, é eliminar a desordem e o livre arbítrio do universo.

Sádico e cruel, o vilão costuma recrutar crianças e treiná-las pra que se tornem assassinos, como fez com Gamorra (Zoe Saldana) e Nébula (Karen Gillan), que aparecem em Guardiões Da Galáxia. O personagem é intimidante e até mesmo outros vilões evitam contrariá-lo.

Joias do Infinito

Encontrar as Joias do Infinito se tornou o motivo da existência de Thanos. Após descobrir a localização das primeiras pedras, ele desejava usar o Tesseract para encontrar as restantes.

Nos filmes, o Éter, que aparece em Thor: O Mundo Sombrio, provavelmente é a “joia da realidade“, o Tesseract, que aparece em Capitão América: O Primeiro Vingador e em Os Vingadores – The Avengers, é a “gema do espaço“. A joia azul do cetro de Loki é a “da mente“. O filme Guardiões Da Galáxia apresenta Orbe, joia do Poder. As restantes ainda não foram introduzidas no cinema, mas isso deve acontecer nos próximos anos.

640x0_1430324609

Joias do Infinito, do universo de Vingadores

Uma vez conquistadas todas as seis joias, Thanos poderá completar a Manopla do Infinito (que aparece no cofre asgardiano em Thor e em Era De Ultron) e seguir com seu plano.

Detalhe: ainda não é possível afirmar se o objetivo final e as motivações do vilão no cinema serão as mesmas dos quadrinhos.

Poderes e habilidades

Thanos é um dos seres vivos mais excepcionais do Universo Marvel e é capaz de enfrentar até mesmo as entidades onipotentes dos quadrinhos, como Galactus (personagem cujos direitos atualmente são da Fox).

Poderes de Thanos:

Intelecto: Nenhuma das habilidades de Thanos se compara a maior de suas armas: sua mente inigualável.

Energia cósmica: Thanos é capaz de criar e projetar campos de força extremamente resistentes, não só ao redor dele mesmo como de inimigos.

Poderes mentais: o personagem possui alguns poderes telepáticos, como telecinese e telepatia.

Superforça: Poderoso fisicamente, Thanos ainda passou simplesmente 80 anos aprimorando suas habilidades de combate nas regiões mais perigosas do universo – ser superforte não basta.

Resistência: essa é provavelmente a principal característica de Thanos. Em combates físicos, nunca sofreu nada além de ferimentos superficiais, mesmo contra criaturas mais poderosas do universo Marvel dos quadrinhos.

602x0_1383736834

Thanos

Cinema

Josh Brolin (Onde Os Fracos Não Têm Vez) foi confirmado como o vilão durante a San Diego Comic-Con de 2014 e o ator já viveu o personagem em Guardiões Da Galáxia. Sobre o futuro, comentou: “No final é Thanos contra todos”. E é isso que os fãs querem ver.

O personagem será vital na Fase 3 do estúdio, que termina com Vingadores: Guerra Infinita – Partes 1 e 2, filmes que dão continuidade à saga dos Vingadores nas telonas e mostram, exatamente, a trama sobre as Joias do Infinito. Embora não existam detalhes sobre como a adaptação contará a história no cinema, a premissa não deve fugir muito do que vimos nas HQs, além de fechar anos de planejamento da Marvel Studios.

Antes de Guerra Infinita, vamos acompanhar o desenvolvimento da trama ao longo dos filmes daFase 3 do estúdio, na qual personagens como Capitã Marvel e Doutor Estranho serão introduzidos exatamente para melhorar as chances de vitória dos heróis contra esse ser de tamanho poder.

O lançamento de Guerra Infinita – Partes 1 e 2 acontece em 4 de maio de 2018 e 3 de maio de 2019, respectivamente. Provavelmente, veremos o personagem antes, em Guardiões Da Galáxia 2, que estreia em 28 de julho de 2017.

 

Fonte: Cineclick