6 de janeiro de 2020 Filme “Retrato de uma Jovem em Chamas” é destaque em mais uma Sessão Degustação da 13ª Mostra “O Amor, A Morte e As Paixões”.

Evento acontece na próxima quarta-feira (15/01), no Cinema Lumière do Banana Shopping.

Escolhido para mais uma Sessão Degustação da 13ª Mostra “O Amor, a morte e as paixões”, o filme francês “Retrato de uma jovem em chamas” nos apresenta uma  aula sobre o olhar feminino. O longa escrito e dirigido por Céline Sciamma, volta ao século XVIII, para investigar o despertar da homossexualidade nas sociedades anteriores à liberação feminina.

A pré-estréia acontecerá no dia 15/01 (quarta-feira), em apenas uma sessão, às 19h30, no Cinema Lumiére do Banana Shopping. Este é uma dos quase 85 filmes que serão exibidos durante a Mostra, que acontecerá entre os dias 12 e 26 de fevereiro de 2020.

Indicado ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, e vencedor de prêmios como o de Melhor Roteiro e a Palma Queer no Festival de Cannes, o longa começa quando a artista plástica Marianne (Noémie Merlant) é contratada por uma condessa (Valeria Golino) para pintar o retrato de noivado de sua filha Héloïse (Adèle Haenel), que está prometida a um pretendente de Milão.

Relutante com o casamento, Héloïse se recusa a posar para retratos. A missão de Marianne, então, é se passar por dama de companhia da jovem filha da condessa, memorizar seus traços e pintá-la às escondidas. É na fragilidade da relação entre ambas que se fortalece um ávido romance, construído aos poucos, com muita ternura e sensualidade, enquanto elas descobrem a si mesmas e suas possibilidades, mostrando ao público o romance entre duas mulheres a partir do olhar feminino.

A Mostra “O Amor, A Morte e As Paixões”, que está em sua 13ª edição, apresentará ao público uma gama de produções com indicações ao Oscar e títulos vencedores de premiações nacionais e internacionais, como “Retrato de uma jovem em chamas”  .

“Uma das produções mais aguardadas dessa mostra, o filme conta com um elenco completamente feminino, apoiado por mulheres na direção, produção, fotografia e em praticamente todos os seus processos criativos, evitando os clichês construídos por homens no cinema. “Retrato de uma jovem em chamas”, traz uma narrativa romântica para duas personagens LGBTQ, proporcionando ao público uma irresistível história de amor que transcende tempo, espaço e gênero”.

Alguns filmes serão apresentados com participação de autores, atores ou diretores convidados para o evento, em debates promovidos com o intuito de despertar reflexões, entreter e comover os os espectadores.

“A 13ª Mostra “O Amor, a morte e as paixões” tem como propósito, trazer ao público títulos renomados do cinema estrangeiro. Com produções únicas e surpreendentes, traz uma temática voltada a maior parte para: a ascensão do universo feminino, filmes neorromânticos, contemporâneos e o melhor da cultura oriental”, comenta o CEO da rede Lumière, Gerson Santos.

Sobre a mostra

A Mostra O Amor, A Morte e As Paixões foi criada em 2001, pelo diretor da rede Cinemas Lumière, Gerson Santos, e pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás, Lisandro Nogueira. O evento exibe todas as vertentes do Cinema: desde os indicados para o Oscar passando pelos mais importantes festivais de cinema como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, Mostra de São Paulo e Rio de Janeiro. Também são exibidos filmes feitos em Goiás (ano passado foram lançados seis longas feitos no estado). Na 12ª Mostra, foram exibidos 87 filmes em 347 sessões, 11 debates e recebeu um público de mais de 34 mil espectadores.

Sobre a Rede Lumière

Há 26 anos no mercado, a rede de Cinemas Lumière se destaca como a maior do Estado de Goiás em número de salas. Possui capacidade para receber mais de 7 mil pessoas por sessão, 35 mil pessoas por dia, 1 milhão e 50 mil pessoas por mês somente nas unidades do Centro-Oeste. Atualmente, a empresa possui 12 complexos, sendo cinco em Goiânia, um em  Luziânia e outro em Catalão, no interior de Goiás, e também nas cidades de Catanduva (SP), Maceió (AL), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Palmas (TO).

SERVIÇO

Sessão Degustação do filme “Retrato de Uma Jovem em Chamas” – 13ª Mostra “O Amor, A Morte e As Paixões”.

Quando: Quarta-feira (15/01)

Horário: 19h30

Local: Cinema Lumière do Banana Shopping (Avenida Araguaia, Nº 376, Setor Central)

Ingressos: R$ 12,00 (podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no site www.cinemaslumiere.com.br)