17 de maio de 2018 18ª Goiânia Mostra Curtas abriu inscrições para filmes

Os filmes podem ser inscritos gratuitamente até 20 de julho de 2018. Os selecionados concorrem ao troféu Icumam e prêmios em serviços que incentivam a produção cinematográfica.

        O Icumam Cultural e Instituto abre inscrições para filmes na 18ª Goiânia Mostra Curtas de 15 de maio a 20 de julho de 2018,  pelo site www.goianiamostracurtas.com.br.   A participação é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Um júri oficial formado por realizadores e pesquisadores com atuação nacional elegerá, ao lado do júri popular, os vencedores.

A 18ª Goiania Mostra Curtas acontece entre os dias 2 e 7 de outubro no Teatro Goiânia e é composta por cinco mostras competitivas (Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 17ª Mostrinha), sendo a Mostrinha voltada inteiramente ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município, e uma mostra especial não competitiva onde a cada ano é abordada uma temática relevante do nosso cotidiano com a finalidade de promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto. Conta também com vasta programação paralela como lançamentos literários, palestras, debates, atividades de formação, painéis, mesas-redondas, encontros e oficinas que são essenciais para a formação, qualificação e amadurecimento das produções e dos profissionais participantes.

            Realizado e produzido pelo Icumam Cultural e Instituto, o festival tem todas as suas atividades gratuitas. Para Maria Abdalla, diretora geral, o momento é de renovações: “O festival completando 18 anos este ano, e estamos sempre buscando alcançar essa maioridade, continuando com o mesmo empenho desde a 1ª edição, mas com mais forças e maturidade, colaborando para difundir as produções audiovisuais brasileiras em curta-metragem”, declara.

Na edição de 2017, o festival teve 1254 filmes inscritos. Nesta edição, podem ser inscritos filmes de ficção, de documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do evento. www.goianiamostracurtas.com.br. A lista de obras selecionadas está prevista para ser divulgada  até o dia 21 de agosto de 2018 também pelo site do festival, podendo haver prorrogação a critério da organização.

Curadores

Para esta edição, a 18ª Goiânia Mostra Curtas conta com um exímio time de curadores que irão selecionar os filmes para as mostras competitivas e especial.

 

Maria Abdalla – Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros

Com experiência em curadoria, júri e produção de filmes e eventos cinematográficos desde 1998,  é idealizadora e diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, sendo sua principal curadora;

Cesar Cabral – Curta Mostra Animação

Formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atua como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer. No momento está em produção do seu primeiro longa, com previsão de estreia para 2019.

Pedro Maciel Guimarães – Curta Mostra Goiás

Pedro Maciel Guimarães é professor e pesquisador em cinema e audiovisual (Instituto de Artes – Unicamp) e curador de festivais. Atua com foco na teoria do cinema, estudos aforais e gêneros cinematográficos, autor de Helena Ignez, actrice expérimentale (ACCRA/Universidade de Strasburgo), em parceria com Sandro de Oliveira.

Gabriela Romeu – 17ª Mostrinha

Jornalista especializada em produção cultural para a infância, crítica de teatro infantil, documentarista e escritora. Há 19 anos escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha, produziu reportagens sobre as realidades infantis do Brasil para outros cadernos e coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo).

Maíra Bühler – Curta Mostra Especial

Maíra Bühler é diretora, roteirista e antropóloga, responsável pelo departamento de desenvolvimento de projetos da Klaxon. Atualmente finaliza seu quarto longa, “”Um Leão Por Dia””, prepara mais um documentário “”Balé Cego””, sua primeira ficção, “”R de Rita”” e uma nova série “”Pop Latino””.

 

Arte

A arte da 18ª Goiânia Mostra Curtas foi realizada por Beatriz Perini, artista e designer gráfica nascida, criada e residente em Goiânia. Ela mescla em suas produções a colagem, fotografia e o desenho, interagindo com diferentes linguagens, se apropriando de mídia impressa para a criação de imagens, e há três anos experimenta e materializa sua produção a partir de zines e impressões de pequena tiragem. Seu trabalho visual colabora criativamente com o festival, trazendo uma leitura sobre as produções artísticas contemporâneas.

Serviço

Inscrições de filmes na 18ª Goiânia Mostra Curtas

De 15 de maio a 20 de julho de 2018

Pelo site: www.goianiamostracurtas.com.br

Mais informações: (62) 3218-3779 / (62) 9 8244-0678 (TIM)

Inscrições gratuitas

Icumam

www.icumam.com.br